Sinopse do Futebol



Distribuição das torcidas pelo Brasil - Parte 2: Veja onde há predomínio de torcedores de cada clube no território brasileiro
Você já viu aqui no Sinopse do Futebol um levantamento sobre a distribuição das torcidas brasileiras pelo Brasil, separadas por estado. Um mapa foi elaborado para ilustrar o predomínio de determinado tipo de torcedores em cada região do país. Entretanto, as regiões foram definidas conforme grupos de torcidas de estados federativos. Dessa vez, o levantamento abordará a distribuição nacional da torcida de cada clube, isoladamente. E para isso, utilizamos uma ferramenta do Portal IG que mapeia as torcidas através do cadastramento do CEP dos torcedores. Entendemos que essa ferramenta possa expressar um cenário de distribuição proporcional à realidade de cada torcida.

Veja também:
Distribuição das Torcidas pelo Brasil - Parte 1

Mapas das Torcidas: Os mapas de cada torcida foram elaborados a partir do cadastramento do endereço na ferramenta Torcida Virtual do Portal IG. O torcedor, ao se cadastrar, é automaticamente inserido no mapa uma vez que a ferramenta localiza o CEP do cadastrado (cidade e região). O mapa mostra as cidades e regiões onde se concentram o maior número de torcedores de determinada equipe através do preenchimento colorimétrico. Veja a ordem das cores, partindo das que representam a maior concentração de torcedores para as que representam a menor concentração:

Vermelho >>>> Laranja >>>> Amarelo >>>> Verde >>>> Azul

Os pontos do mapa em tom vermelho expressam as cidades e regiões onde houve um maior número de cadastros de determinada torcida. São os pontos de concentração extrema e representam os grandes nichos de cada clube. Tons em laranja representam regiões de concentração moderada; tons em amarelo representam concentração razoável; e o tom verde representa as regiões com concentração minimamente significativa de determinada torcida. Os pontos em azul, são pontos onde houve cadastro em quantidade mínima, proporcionalmente insignificantes uma vez que podem ser facilmente influenciados pela quantidade de cadastros.

Por exemplo, clubes que tiveram o maior número de cadastros podem ter uma maior diversificação de cidades/regiões no mapa em razão da quantidade absoluta de pessoas cadastradas. Entretanto, proporcionalmente não haveria certeza alguma de representatividade nessas regiões em tom azul. Na prática, um único cadastro em uma pequena cidade no interior de um estado qualquer seria representado no mapa por um círculo azul, mas proporcionalmente essa torcida poderia não possuir de fato uma grande torcida nessa cidade ou região por conta de um cadastro isolado. Para evitar conclusões precipitadas em cima de "falso-positivos", entendemos que os tons em azul não representam uma informação de grande valia. Representam cadastros isolados e proporcionalmente pouco relevantes.

Vale lembrar que algumas cidades apresentam boa quantidade de determinados torcedores por se tratar de grandes metrópoles, que reunem pessoas de diversas regiões do Brasil. É o caso de São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo. Entretanto, ao mesmo tempo que o mapa define a distribuição proporcional das torcidas, as cores também podem representar a quantidade absoluta. Proporcionalmente, algumas torcidas que aparecem em destaque nessas metrópoles possuem percentuais baixíssimos nessas cidades. A concentração (pontos em vermelho), nestes casos, é explicada pelo enorme tamanho dessas cidades. Proporcionalmente, podem ser raros, mas em quantidade absoluta, podem ser numerosos em razão da população dessas metrópoles serem gigantescas.

Isto posto, lembramos pela última vez que consideramos esses mapas como uma tendência e não como verdade absoluta. Pode ser uma simples tendência peculiar apenas ao site do IG? Sim, claro que pode. Mas também existe a possibilidade de que essa ferramenta do Portal IG transcenda o meio da web e que expresse um resultado próximo da realidade, no que tange à distribuição proporcional e absoluta de cada torcida.

Distribuição das Torcidas de cada Clube:


Atlético MG

Na distribuição da torcida do Atlético no mapa, nota-se uma concentração maior na Grande Belo Horizonte e na região sudeste de modo geral, sendo relativamente pequena nas demais regiões brasileiras. Também podemos observar pontos com quantidade absoluta significativa em algumas capitais das regiões Nordeste, Sul e Centroeste. Pontos com quantidade absoluta de atleticanos nas capitais paulista e carioca, Brasília e Vitória.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição pouco uniforme pelo Brasil



Cruzeiro

A distribuição da torcida do Cruzeiro no mapa é semelhante à do Atlético-MG. Percebe-se uma concentração maior na Grande Belo Horizonte e na região sudeste de modo geral, sendo relativamente pequena nas demais regiões brasileiras. Também podemos observar pontos com quantidade absoluta significativa em algumas capitais das regiões Nordeste, Sul e Centroeste. Pontos com quantidade absoluta de atleticanos nas capitais paulista e carioca, Brasília e Vitória.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição pouco uniforme pelo Brasil


Internacional

Na distribuição da torcida do Internacional de Porto Alegre, nota-se uma concentração maior na Região Sul. Destaque para o estado do Rio Grande do Sul de modo geral, litoral e oeste de Santa Catarina, além de focos razoáveis no Centroeste, capital paulista, Distrito Federal e algumas capitais do Nordeste.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição pouco uniforme pelo Brasil



Grêmio

A distribuição da torcida do Grêmio de Porto Alegre segue o mesmo padrão do seu rival colorado. Evidencia-se uma concentração maior na Região Sul. A diferença é que o Inter teve um número de cadastros um pouco maior e seu mapa ficou um pouco mais preenchido em azul (pouco relevante uma vez que se tratam de cadastros isolados). Mas nota-se que o Grêmio obteve um pouco mais de destaque no Centroeste, com mais pontos em tom verde que o Internacional.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição pouco uniforme pelo Brasil

Fluminense

A distribuição da torcida do Fluminense no mapa é razoavelmente boa, sobretudo no lado leste do Brasil. Há uma concentração maior no estado do Rio de Janeiro, na região sudeste de um modo geral e um outro grande foco no Distrito Federal. Nota-se ainda focos significativos no Vale do Itajaí (Santa Catarina) e em varias capitais do Nordeste, porém apresenta-se escassa no interior do país.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição razoavelmente uniforme pelo Brasil


Botafogo

Na distribuição da torcida do Botafogo no mapa é possível perceber semelhanças com a torcida do Fluminense, com regiões (nichos) idênticos. Há uma concentração maior no estado do Rio de Janeiro, na região sudeste de um modo geral e um outro grande foco no Distrito Federal. Nota-se ainda focos significativos no Vale do Itajaí (Santa Catarina) e em varias capitais do Nordeste, porém apresenta-se escassa no interior do país.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição razoavelmente uniforme pelo Brasil




Flamengo

A torcida do Flamengo apresenta uma distribuição regular no mapa. Segundo as pesquisas locais e regionais, o Flamengo apresenta quantidade significativa em quase todas as regiões do Brasil, exceto nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Apesar do número de cadastros flamenguistas no IG não ser tão elevado como os de Vasco e Corinthians (a seguir) é possível identificar os mesmos nichos das torcida de Fluminense e Botafogo, com a diferença que os pontos colorimétricos do mapa flamenguista são maiores e mais destacados que o mapa da dupla Vovô nas capitais do Nordeste, São Paulo e do Sul do país, mostrando que os flamenguistas estão presentes em maior intensidade nesses nichos cariocas. Destaca-se também um grande foco em Manaus e focos razoáveis no interior dos estados nordestinos.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição uniforme pelo Brasil


Vasco

A torcida do Vasco apresenta uma distribuição regular no mapa, idêntica à do Flamengo. O maior preenchimento do mapa vascaíno se deve ao fato do Vasco ter, até então, uma quantidade maior de cadastros que o Flamengo na ferramenta do IG. Mas analisando a distribuição dos vascaínos no mapa, não foge muito do mesmo nicho carioca dos rivais de estado. Grande concentração no Rio de Janeiro, Sudeste, capitais do Nordeste, Manaus, São Paulo e no Sul do país. Ainda notam-se alguns focos razoáveis no interior dos estados nordestinos.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição uniforme pelo Brasil

Santos

A torcida do Santos apresenta uma distribuição razoável pelo Brasil, com maior concentração no estado de São Paulo e no Centro-sul brasileiro (Regiões Sudeste, Sul e Centroeste) de um modo geral. Nota-se ainda uma razoável presença de santistas nas capitais do Nordeste e no estado de Rondônia.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição razoavelmente uniforme pelo Brasil


São Paulo

A torcida do São Paulo acompanha o nicho apresentado pela torcida do Santos. Proporcionalmente, as torcidas paulistas estão presentes nas mesmas regiões (nichos paulistas). Entretanto, a torcida são-paulina apresenta uma distribuição um pouco mais uniforme pelo Brasil que a torcida santista. Ocorre maior concentração no estado de São Paulo e no Centro-sul brasileiro (Regiões Sudeste, Sul e Centroeste) de um modo geral, além de uma considerável presença de torcida nas capitais do Nordeste e Manaus.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição razoavelmente uniforme pelo Brasil


Palmeiras

A torcida do Palmeiras segue a tendência de São Paulo e Santos. Seu nicho é praticamente o mesmo dos dois primeiros. O fato do Palmeiras possuir mais cadastros que a dupla San-são no IG talvez seja a explicação para a maior intensidade de pontos em destaque no mapa. Sua torcida concentra-se sobretudo no estado de São Paulo e no Centro-sul brasileiro (Regiões Sudeste, Sul e Centroeste) de um modo geral, além de uma considerável presença de torcida nas capitais do Nordeste.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição razoavelmente uniforme pelo Brasil



Corinthians

O mapa da torcida do Corinthians é o mais preenchido, mas antes que pensem que a torcida do Corinthians é mais presente que a do Flamengo, lembro aqui que até o momento em que fizemos este levantamento, a torcida do Corinthians liderava com folga em número de cadastrados na ferramenta do IG. Com mais cadastros, maior possibilidade de preenchimento. Entretanto, como já explicamos, os pontos em azul representam pouco no que se refere à proporção. A distribuição de corintianos é praticamente a mesma dos outros clubes paulistas. Grande concentração em São Paulo e ótima presença em vários pontos da Região Centro-sul, com destaque para Goiânia e Brasília, Paraná e região de Joinville, capitais do Nordeste, Centroeste e Manaus. Percebe-se ainda uma considerável presença de torcida no interior dos estados do Nordeste e interior da Região Sul.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição uniforme pelo Brasil


Ranking de Torcidas mais "nacionais"

Após mostrar detalhadamente o mapa de cada torcida, encerraremos esse levantamento com um ranking sobre o nível de distribuição das torcidas. Consideramos como mais "nacionais" as torcidas que mostraram distribuição mais uniforme pelo território brasileiro, ou seja, as torcidas menos concentradas ou proporcionalmente mais espalhadas pelo Brasil.


PATAMARES DAS TORCIDAS MAIS NACIONAIS

(das torcidas mais bem distribuídas para as torcidas mais concentradas)

Patamar 1: Flamengo / Vasco

Patamar 2: Corinthians

Patamar 3: São Paulo / Palmeiras

Patamar 4: Santos / Fluminense / Botafogo

Patamar 5: Grêmio / Internacional

Patamar 6: Atlético MG / Cruzeiro


Você já leu a Parte 1? Leia: Distribuição das Torcidas pelo Brasil - Parte 1
Agradecimentos ao Portal IG. Créditos dos Mapas: http://torcidas.esporte.ig.com.br/?pi=1
5 comentários
Tags Pesquisa, Ranking, Sinopse do Futebol, Torcidas
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Veja a pontuação total e o aproveitamento percentual de todos os clubes no Campeonato Brasileiro da Era Pontos Corridos
Como sabemos, o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos a partir de 2003. Em 2003 e 2004, o Brasileirão possuía 46 rodadas; em 2005 foi disputado com 42 rodadas e a partir de 2006 padronizou em 38 rodadas.

O presente levantamento mostra o total de pontos somados e o aproveitamento percentual de todos os clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro desde 2003. Confira ainda o desempenho de pontos e aproveitamento obtidos como mandante e como visitante no Brasileirão 2003 - 2011, e as estatísticas referentes ao G4 (Zona de Classificação para Libertadores) e Z4 (Zona de rebaixamento).

O levantamento a seguir foi realizado por Daniel Xiao. Confira a pontuação e o aproveitamento de pontos:

Pontuação Geral na Era Pontos Corridos




Pontuação como Mandante





Pontuação como Visitante


Mais estatísticas:

Balanço geral de rodadas no G4, Z4 entre outras

Para encerrar, temos uma tabela que mostra o número de vezes (rodadas) em que cada clube foi líder, número de rodadas que cada clube ficou no G4 (que algumas vezes foi G3 ou G5 - Zona de Classificação para Libertadores), número de rodadas na Zona de Classificação para Sulamericana, número de rodadas no Z4 (Zona de Rebaixamento), e ainda o número de vezes em que o clube ficou na Zona Morta (aquela que não leva a lugar algum). Vale lembrar que esses dados são referentes apenas ao Brasileirão da Era Pontos Corridos, de 2003 a 2011.




Atualizado em: dez/2011.

* Agradecimentos a Daniel Xiao (orkut).
0 comentários
Tags Brasileirão, clubes, Ranking, Sinopse do Futebol
sábado, 3 de dezembro de 2011
Sinopse dos Clássicos Cariocas - Confronto Direto e Mata-mata
Veja o retrospecto dos clássicos cariocas. Os confrontos diretos englobam todos os jogos desde a fundação oficial dos clubes, inclusive jogos amistosos. Já o confronto em mata-mata envolve apenas jogos eliminatórios e decisões diretas válidas por todas as competições oficiais: Campeonato Carioca, Taça Guanabara, Taça Rio, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e outras competições oficiais.

Este levantamento foi realizado por Fernando Massa, e revisado no RSSSF.

Veja também:
- Mata-mata entre todos os grandes clubes brasileiros (G12)
- Sinopse dos Clássicos Paulistas (Confronto Direto e Mata-mata)
- Sinopse do Clássico Mineiro e Sinopse do Clássico Gaúcho




Flamengo x Vasco

Nome do Clássico: Clássico dos Milhões

◙ Confronto Direto Geral:

Número de jogos: 372

Flamengo 138 x 127 Vasco

Empates: 107


◙ Confronto Direto em Mata-mata:

Flamengo 16 x 4 Vasco

1973 – Flamengo elimina o Vasco na semifinal (jogo extra) do Campeonato Carioca
1975 – Vasco vence o Flamengo na final do 3º Turno do Campeonato Carioca
1976 – Vasco vence o Flamengo na final da Taça Guanabara (jogo extra)
1977 – Vasco vence o Flamengo na final do 2º turno do Campeonato Carioca (jogo extra)
1981 – Flamengo vence o Vasco na final do Campeonato Carioca
1982 – Flamengo vence o Vasco na final da Taça Guanabara (jogo extra)
1983 – Flamengo elimina o Vasco nas quartas de finais do Campeonato Brasileiro
1986 – Flamengo vence o Vasco na final do Campeonato Carioca
1988 – Vasco vence o Flamengo na final do Campeonato Carioca
1999 – Flamengo vence o Vasco na final do Campeonato Carioca
2000 – Flamengo vence o Vasco na final do Campeonato Carioca
2001 – Flamengo elimina o Vasco na semifinal da Taça Guanabara
2001 – Flamengo vence o Vasco na final do Campeonato Carioca
2004 – Flamengo elimina o Vasco na semi final da Taça Guanabara
2004 – Flamengo vence o Vasco na final do Campeonato Carioca
2006 – Flamengo vence o Vasco na final da Copa do Brasil
2007 – Flamengo elimina o Vasco na semifinal da Taça Guanabara
2008 – Flamengo elimina o Vasco na semifinal da Taça Guanabara
2010 – Flamengo elimina o Vasco na semifinal da Taça Rio
2011 – Flamengo vence o Vasco na final da Taça Rio

PS: Se contarmos também as decisões em pontos corridos de última rodada onde ambos os clubes tinham chances de ser campeões, o resultado é:
Flamengo 21 x 12 Vasco
1944 – Flamengo vence o Vasco em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1958 – Vasco vence (empate) o Flamengo em jogo decisivo pelo triangular final do Camp. Carioca
1986 – Vasco vence o Flamengo em jogo decisivo pela Taça Guanabara
1973 – Flamengo vence o Vasco em jogo decisivo pela Taça Guanabara
1974 – Flamengo vence (empate) o Vasco em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1978 – Flamengo vence o Vasco em jogo decisivo pela Taça Rio
1982 – Vasco vence o Flamengo em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1987 – Vasco vence o Flamengo em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1988 – Vasco vence o Flamengo em jogo decisivo pelo 3º turno do Camp. Carioca
1992 – Vasco vence (empate) o Flamengo em jogo decisivo pela Taça Guanabara
1999 – Flamengo vence o Vasco em jogo decisivo pela Taça Guanabara
1999 – Vasco vence o Flamengo em jogo decisivo pela Taça Rio
2000 – Vasco vence o Flamengo em jogo decisivo pela Taça Guanabara





Fluminense x Vasco

Nome do Clássico: Clássico dos Gigantes


◙ Confronto Direto Geral:

Número de jogos: 336

Vasco 128 x 109 Fluminense

Empates: 99


◙ Confronto Direto em Mata-mata:

Fluminense 9 x 7 Vasco

1973 - Fluminense vence o Vasco na final do 2º turno do Campeonato Carioca (Jogo extra)
1976 - Fluminense vence o Vasco na final do Campeonato Carioca
1980 - Fluminense vence o Vasco na final do 1º turno do Campeonato Carioca (jogo extra)
1980 - Fluminense vence o Vasco na final do Campeonato Carioca
1981 - Vasco elimina o Fluminense nas oitavas de finais do Campeonato Brasileiro
1984 - Fluminense vence o Vasco na final do Campeonato Brasileiro
1988 - Fluminense elimina o Vasco nas quartas de finais do Campeonato Brasileiro
1993 - Vasco vence o Fluminense na final do Campeonato Carioca
1994 - Vasco vence o Fluminense na final da Taça Guanabara (jogo extra)
2000 - Fluminense elimina o Vasco nas quartas de finais da Copa do Brasil
2003 - Vasco vence o Fluminense na final do Campeonato Carioca
2004 - Vasco vence o Fluminense na final da Taça Rio
2005 - Fluminense elimina o Vasco na semifinal da Taça Rio
2006 - Vasco elimina o Fluminense na semifinal da Copa do Brasil
2008 - Fluminense elimina o Vasco na semifinal da Taça Rio
2010 - Vasco elimina o Fluminense na semifinal da Taça Guanabara

PS: Se contarmos também as decisões em pontos corridos de última rodada onde ambos os clubes tinham chances de ser campeões, o resultado é:
Fluminense 9 x 9 Vasco
1988 - Vasco vence o Fluminense em jogo decisivo pela Taça Rio
1994 - Vasco vence o Fluminense em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca




Flamengo x Botafogo

Nome do Clássico: Flamengo Vs. Botafogo


◙ Confronto Direto Geral:

Número de jogos: 339

Flamengo 121 x 105 Botafogo

Empates: 113


◙ Confronto Direto em Mata-mata:

Flamengo 9 x 5 Botafogo

1981 – Botafogo elimina o Flamengo nas quartas de finais do Campeonato Brasileiro
1989 – Botafogo vence o Flamengo na final do Campeonato Carioca
1991 – Flamengo vence o Botafogo na final da Taça Rio (jogo extra)
1992 – Flamengo vence o Botafogo na final do Campeonato Brasileiro
1995 – Flamengo vence o Botafogo na final da Taça Guanabara
2007 – Flamengo vence o Botafogo na final do Campeonato Carioca
2008 – Flamengo vence o Botafogo na final da Taça Guanabara
2008 – Botafogo elimina o Flamengo na semifinal da Taça Rio
2008 – Flamengo vence o Botafogo na final do Campeonato Carioca
2009 – Flamengo vence o Botafogo na final da Taça Rio
2009 – Flamengo vence o Botafogo na final do Campeonato Carioca
2010 – Botafogo elimina o Flamengo na semi final da Taça Guanabara
2010 ­– Botafogo vence o Flamengo na final da Taça Rio
2011 – Flamengo elimina o Botafogo na semi final da Taça Guanabara

PS: Se contarmos também as decisões em pontos corridos de última rodada onde ambos os clubes tinham chances de ser campeões, o resultado é:
Flamengo 10 x 6 Botafogo
1962 – Botafogo vence o Flamengo em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1981 – Flamengo vence o Botafogo em jogo decisivo pela Taça Guanabara



Botafogo x Fluminense

Nome do Clássico: Clássico Vovô


◙ Confronto Direto Geral:

Número de jogos: 333

Fluminense 119 x 110 Botafogo

Empates: 104


◙ Confronto Direto em Mata-mata:

Botafogo 4 x 2 Fluminense

1973 - Fluminense vence o Botafogo na final do 3º turno do Camp. Carioca (jogo extra)
2006 - Fluminense elimina o Botafogo na primeira fase da Copa Sul-Americana
2008 - Botafogo elimina o Fluminense na semifinal da Taça Guanabara
2008 - Botafogo vence o Fluminense na final da Taça Rio
2009 - Botafogo elimina o Fluminense na semifinal da Taça Guanabara
2010 - Botafogo elimina o Fluminense na semifinal da Taça Rio

PS: Se contarmos também as decisões em pontos corridos de última rodada onde ambos os clubes tinham chances de ser campeões, o resultado é:
Botafogo 5 x 5 Fluminense
1946 - Fluminense vence o Botafogo em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1957 - Botafogo vence o Fluminense em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1971 - Fluminense vence o Botafogo em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1975 - Fluminense vence o Botafogo em jogo decisivo pela Taça Guanabara




Vasco x Botafogo

Nome do Clássico: Clássico da Amizade


◙ Confronto Direto Geral:

Número de jogos: 312

Vasco 136 x 81 Botafogo

Empates: 95


◙ Confronto Direto em Mata-mata:

Botafogo 5 x 0 Vasco

1997 - Botafogo vence o Vasco na final da Taça Guanabara
1997 - Botafogo vence o Vasco na final do Campeonato Carioca
2007 - Botafogo elimina o Vasco na semifinal da Taça Rio
2009 - Botafogo elimina o Vasco na semifinal da Taça Rio
2010 - Botafogo vence o Vasco na final da Taça Guanabara

PS: Se contarmos também as decisões em pontos corridos de última rodada onde ambos os clubes tinham chances de ser campeões o resultado é:
Botafogo 9 x 2 Vasco
1948 - Botafogo vence o Vasco em jogo decisivo do Campeonato Carioca
1965 - Vasco vence o Botafogo em jogo decisivo pela Taça Guanabara
1966 - Botafogo vence (empate) o Vasco em jogo decisivo pelo Rio-São Paulo (acabou dividido)*
1966 - Vasco vence (empate) o Botafogo em jogo decisivo pelo Rio-São Paulo (acabou dividido)*
1968 - Botafogo vence o Vasco em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1990 - Botafogo vence o Vasco em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca



Flamengo x Fluminense

Nome do Clássico: Fla-Flu


◙ Confronto Direto Geral:

Número de jogos: 379

Flamengo 136 x 119 Fluminense

Empates: 124


◙ Confronto Direto em Mata-mata:

Fluminense 6 x 5 Flamengo

1936 - Fluminense vence o Flamengo na final do Campeonato Carioca (jogo extra)
1973 - Fluminense vence o Flamengo na final do Campeonato Carioca
1991 - Flamengo vence o Fluminense na final do Campeonato Carioca
1995 - Fluminense vence o Flamengo na final do Campeonato Carioca
2001 - Flamengo vence o Fluminense na final da Taça Guanabara
2003 - Fluminense elimina o Flamengo na semifinal da Taça Rio
2004 - Flamengo vence o Fluminense na final da Taça Guanabara
2005 - Fluminense vence o Flamengo na final da Taça Rio
2009 - Flamengo elimina o Fluminense na semifinal da Taça Rio
2009 - Fluminense elimina o Flamengo da Sul-Americana
2011 - Flamengo elimina o Fluminense na semifinal da Taça Rio

PS: Se contarmos também as decisões em pontos corridos de última rodada onde ambos os clubes tinham chances de ser campeões, o resultado é:
Fluminense 11 x 7 Flamengo
1941 - Fluminense vence (empate) o Flamengo em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1963 - Flamengo vence (empate) o Fluminense em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1969 - Fluminense vence o Flamengo em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1972 - Flamengo vence o Fluminense em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1983 - Fluminense vence o Flamengo em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1984 - Fluminense vence o Flamengo em jogo decisivo pelo Campeonato Carioca
1995 - Fluminense vence o Flamengo em jogo decisivo pela Taça Rio
Share on Google Plus

About bestseries

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: